domingo, 18 de setembro de 2011

Poesias Sátiricas

A poesia sátira tem a ver com tirar um sarro, ridicularizar ou ironizar através de um texto.Conhecida tambem por poesias azedas e mordaz.Um dos mais famosos escritores foi o Gregorio de Matos,que criticava a todos pobres,ricos,negros e brancos.

Exemplos:
Aqui nessa poesia o autor expressa a  sua indignação pelos 'idolatras falsos':
...
Digam Idólatras falsos,
que estou vendo de contino,
adorarem ao dinheiro,
gula, ambição, e amoricos.
Quantos com capa cristã
professam o judaísmo,
mostrando hipocritamente
devoção à Lei de Cristo!
Quantos com pele de ovelha
são lobos enfurecidos,
ladrões, falsos, e aleivosos,
embusteiros, e assassinos!

...
                        (autor desconhecido)


Poema Barroco: Gregório de Matos – séc XVII

Triste Bahia! Ó quão dessemelhante
Estás e estou do nosso antigo estado!
Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado,
Rica te vi eu já, tu a mi abundante.

A ti trocou-te a máquina mercante,
Que em tua larga barra tem entrado,
A mim foi-me trocando e tem trocado
Tanto negócio e tanto negociante.

Deste em dar tanto açúcar excelente
Pelas drogas inúteis, que abelhuda
Simples aceitas do sagaz Brichote.

Oh quisera Deus que de repente
Um dia amanheceras tão sisuda
Que fora de algodão o teu capote!

Quer saber mais?Acesse:
http://paginasclandestinas.blogspot.com/2011/09/barroco-poesias-satiricas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário